terça-feira, 26 de julho de 2011

Cozinha Ritualística - Nanã

Fonte: T.U. ORUM KIANDA - O FIRMAMENTO DE IEMANJÁ

Canjica 
Material necessário :  100 g de milho de canjica, 1 xícara de leite, 1/3 de xícara de açúcar, 1 mamão miúdo, mel
Maneira de fazer : Cozinhar a canjica, deixando secar. Juntar o leite e o açúcar e deixar apurar mais um pouco. Cortar o mamão ao meio, tirar as sementes, encher com canjica e regar com mel.
Efó

Material necessário : 1 maço de Língua-de-Vaca, Espinafre (somente as folhas),  300g de camarão seco moído no liquidificador (tire somente os olhinhos e deixe a cabeça ),  3 Cebolas, 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê, Azeite de oliva a gosto, Farinha de mandioca para dar liga e Sal a gosto.

Maneira de fazer : Ferve-se 1 maço bem grande de Língua-de-Vaca, Espinafre ou Beterraba. Depois amassar até virar um purê; Passa-se por uma peneira e espalhe a massa para evaporar toda a água; Depois de seca, coloca-se numa panela, junto com Azeite de Dendê, Camarões secos, Pimenta do Reino, Cebola, Alho e Sal. Cozinha-se com a panela tampada e em fogo baixo; É servido com Arroz Branco.
Sarapatel

Material necessário : Miúdos de Porco ( Sangue também ), Limão, Coentro, Louro, Pimenta do Reino e Sal

Modo de fazer : Lava-se Miúdos de Porco com Água e Limão. Corta-se em pedaços pequenos e tempera-se com Coentro, Louro, Pimenta do Reino, Cravos da Índia, Caldo de Limão e sal. Cozinha-se tudo no fogão. Quando tudo estiver macio, junta-se Sangue de Porco e ferve-se. Sirve-se, acompanhado de Farinha de Mandioca torrada ou Arroz Branco..

Paçoca

Material necessário : 250 gms amendoim torrado sem pele,  250 gms de biscoito tipo maisena, 2 colheres de sopa de açucar e 01 lata de leite condensado.

Maneira de fazer : Bater no liquidificador os biscoitos e o amendoim torrado, depois misture o açucar e o leite condensado formando uma massa coloque numa travessa refratária e deixe descansar por 15 minutos antes de cortar os pedaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário